"Continuísmo"- Uma tentativa de destronar o Sola Scriptura




Se olharmos algumas das publicações dos pentecostais e todos os que crêem na contemporaneidade dos dons, facilmente se verá neles afirmações favoráveis a doutrina bíblica reformada do “Sola Scriptura”. Mas, trata-se de um leve engano, visto que os continuístas ou pentecostais defendem abertamente que a revelação de Deus, necessária para a fé e prática cristã, não está limitada às páginas das Escrituras:
“Certamente os modos de revelação especial não estão limitados às Escrituras...” (Teologia Sistemática, uma Perspectiva Pentecostal. pp. 83).
“Nesses dez anos, ao escrever as notas e estudos desta Bíblia, ESTOU CADA VEZ MAIS CONVICTO DE QUE O ESPÍRITO SANTO NÃO ESTÁ LIMITADO ÀS PÁGINAS DAS ESCRITURAS, e que Ele deseja operar hoje, como nos tempos bíblicos”(Donald Stamps, Bíblia de Estudo Pentecostal, p.14).
É tentando desmistificar a idéia de que quem crê na contemporaneidade dos dons não pode ser considerado um legítimo defensor do “Sola Scriptura”, que resolvi escrever este artigo.
(I)Desmontando o Continuismo
Os carismáticos tem defendido carnalmente seu dogma da 'contemporaneidade dos dons', mas, sem bíblia na mão, e diante de uma interpretação deficiente sobre textos chaves como Mc 16:17-20; 1 Co 13:8-12
(II)A interpretação de 1 Co 13:8-13
Portanto, no dizer de Paulo, baseado sob as Escrituras, o cristão é considerado espiritualmente falando, em matéria de fé e prática, irrepreensível, alguém que atingiu o mais alto grau numa escala de valores espirituais, alguém que atingiu um conceito ou padrão espiritual ideal.
Estudar 1 Co 13:8 a luz do texto original, seria relevante aqui.
O verbo “serão aniquiladas” (καταργηθήσονται)(katargēthēsontai) (Futuro, Passivo, Indicativo - Plural}, com relação as “profecias” e o verbo καταργηθήσεται“(desaparecerá) (Futuro, Passivo, Indicativo - Singular), com relação a “ciência” indicam quem um bom entendimento disso, indicando a voz passiva, seria que "será feita desaparecer". indicando que profecias e ciência sofreriam (passivamente) a ação de serem aniquiladas, feitas desaparecer por algo exterior, e isto subitamente, e não ainda no futuro, na vinda de Cristo, somo sugerem extaticamente os continuistas.
Já o verbo παύσονται(pausontai)(cessarão), que está no Futuro; Voz Média Direta, Indicativo - Plural. um bom entendimento seria que a palavra indicaria que "cessarão por si mesmas"} indicando que o dom apostólico de falar línguas humanas não aprendidas cessaria gradativamente, e cessaria como se tais línguas cessassem a si próprias, de modo que, quando algo exterior viesse cessar os outros dons, o dom de falar línguas humanas não aprendidas já não mais existiria. O Léxico Grego Inglês de J. H. Thayer indica que o verbo παύσονται(pausontai) aqui(1 Co 13:8), indica “A AÇÃO OU DESISTÊNCIA DO ESTADO”, indicando que as línguas cessariam por si mesmas. Daí , Thayer indica que este verbo grego tem a ideia de “DEIXAR DE FORA”
Cremos que 1 Co 13:8-13 serve como parâmetro geral, para discussão desse tema e seu elucidamento. Nesse texto, Paulo mostra que estes dons revelacionais seriam, respectivamente, aniquilados, cessados e desaparecidos:
"O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá"(1 Co 13:8)
E como ocorre tal processo? Paulo explica, fazendo uma analogia:
Primeiro, ele explica que estes dons importam no conhecimento parcial e na revelação parcial:
"Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos"(1 Co 13:9).
É preciso entender 1 Co 13:8-9, porque esse texto explica e define a questão. Primeiro, ele fala que esses dons revelacionais seriam extintos('cessarão', "aniquiladas", 'desaparecerá'). Depois ele explica o porque esses dons revelacionais seriam extintos - simplesmente porque não passavam de revelação parcial de Deus:
"Porque, EM PARTE conhecemos, e EM PARTE profetizamos"(1 Co 13:9).
Evidentemente, Paulo está aqui (1 Co 13:9) claramente afirmando que estes dons ('línguas', 'ciência' [conhecimento' concedido de uma maneira divina'], e 'profecias') constituíam a revelação parcial de Deus. O 'porque' aqui, é uma explicação do verso 8.
Depois diz que quando viesse o que é perfeito, aquilo que era 'parcial' seria aniquilado. O que era 'parcial'? Esse conhecimento e revelação (profecia) . E esse conhecimento e revelação parcial do v.9, correspondem a uma continuação do assunto do v.8, onde se menciona 'línguas', 'profecias', 'ciência'
E por que a necessidade destes dons cessarem? Paulo explica:
Porque estes dons revelacionais faziam parte da infância da Igreja, e que seriam abandonados após a Igreja chegar a idade espiritual adulta(v.11)
Quando a igreja foi fundada, os dons serviram como autenticação da promessa do Senhor e credencial do ministério dos apóstolos(Mc 16:17-18,20; 2 Co 12:5)
Hoje temos apóstolos vivos? Não, não temos. Portanto, não há necessidade destes dons continuarem após a morte dos apóstolos.
Paulo afirma que esse tipo de revelação parcial(línguas; profecias; ciências) era uma imagem não muita plena das coisas espirituais e que não passavam de conhecimento parcial de Deus(v.12)
E qual é a certeza de que 'aquilo que é perfeito'(v.10) se trata das Escrituras completadas no fechamento do cânon do NT? É simples. Ao mesmo tempo que Paulo menciona que a revelação parcial de Deus(línguas; profecias, ciência) seriam retirados da esfera espiritual da Igreja, ele mostra que três coisas permaneceriam após essa retirada - fé; esperança e amor
Após a vinda de Cristo, haverá necessidade de fé e esperança? Não, pois o objeto de nossa fê e esperança estará conosco, que é Cristo(Tt 2:13).
Nesse caso, só uma coisa permanecera depois da vinda de Cristo - o amor; porque nós vamos ama-lo por toda a eternidade.
Da mesma forma, a leitura de 1 Co 13:12 também favorece o cessacionismo (Sola Scriptura), visto que sendo um comentário posterior do apóstolo sobre a sua afirmação nos vv,8-10, mostra que esses dons constituem uma visão implícita da revelação divina:
"Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face...".
Interessante, que a palavra grega que aqui aparece como sendo traduzida por "enigma" é a palavra αἰνίγματι(ainigmati), que segundo o Léxico Grego Inglês do Novo Testamento de J. H. Thayer significa literalmente "UMA COISA OBSCURA", mostrando que tais dons não representam uma visão clara e perfeita da revelação divina, e justamente por isso, seriam abolidos por algo que representaria uma visão explicita desta revelação(' mas então VEREMOS FACE A FACE')
Quando então teremos uma visão totalmente perfeita da revelação de Deus? Na vinda de nosso Senhor? Positivamente não. Observe que Paulo continua, afirmando que essa visão parcial ou obscura da revelação de Deus seria abolida:
“Porque agora vemos por espelho em enigma, MAS ENTÃO VEREMOS FACE A FACE...".
Evidentemente, essa visão completa e perfeita da revelação de Deus, só viria mediante a totalidade das Escrituras(2 Tm 3:15-17), pois se ‘TODA A ESCRITURA’ consegue “ensinar”, “redarguir”, “corrigir”, “instruir”, e se o homem munido e alicerçado sobre ‘TODA A ESCRITURA’ se torna “seja PERFEITO, e PERFEITAMENTE INSTRUÍDO PARA TODA A BOA”(2 Tm 3:17), qual é a necessidade que temos da existência e manutenção das antigas revelações parciais de Deus no passado(‘línguas,’, ‘profecias’, ‘sonhos’, ‘visões’, ‘ciência’)?
Justamente por isso, Paulo mostra que essas revelações parciais ou conhecimentos parciais de Deus:
“...agora conheço EM PARTE, MAS ENTÃO CONHECEREI COMO TAMBÉM SOU CONHECIDO”(1 Co 13:12).
As línguas, visões, sonhos e profecias no NT eram tidas como algo de natureza canônica, sendo considerado palavra de Deus, caía fresquinha do céu(At 2:4 comparar com  At 2:11; At 21:11 [Comparar com  com Dt 18:20-22]; Ap 1:19; Mt 1:20-24). Os modernos fenômenos de “línguas”, “profecias”, “sonhos”, “visões” são também de natureza canônica, e, portanto, são considerados “palavra de Deus”?
Só há duas respostas pra isso: “sim” e ‘não”. Se a resposta for “sim”, então temos um problema insolúvel para os continuístas, pois como o Canon do NT estar fechado e Deus ainda falar autoritativamente, canonicamente, a seu povo, por meio de “vasos”? Então Deus está mudando de natureza, porque se após Malaquias fechar o cânon do AT, Deus ficou 400 aos sem falar ao seu povo, como pode hoje, há quase dois mil anos ininterruptos ainda estar falando ao seu povo, se no caso do AT, segundo historiador judeu Flávio Josefo em seu livro "Contra Apion", declara que o registro divino cessou 400 anos antes de Cristo com o livro de Malaquias? Os próprios apócrifos compartilham dessa opinião, pois um deles fala do "TEMPO EM QUE OS PROFETAS CESSARAM DE APARECER ENTRE OS JUDEUS ", e olha com esperança para o tempo em que "UM PROFETA CONFIÁVEL VIESSE A APARECER". Lemos isto em 1 Mac 9:27 ; 14:41.
Ademais, se os continuístas realmente creem que os dons revelacionais parciais da era apostólica permaneceram até hoje na história da igreja, então igualmente admitindo que:
(1)A Bíblia não é a única e final revelação de Deus para fé e prática do cristão
(2)Deus fala autoritativa e canonicamente através dessas modernas revelações. Nesse caso, Deus fala fora das Escrituras. Como pode Ele falar fora da Escritura, se o Canon do NT está fechado para sempre?(Ap 22:19). Nesse caso, se é verdade que essas modernas revelações constituem a palavra de Deus, por que então seus relatos e descrições não foram registrados e adicionados às Escrituras? Todos os eventos ligados aos dons de visões, sonhos, línguas e profecias foram registrados no NT. Se essas modernas revelações do continuísmo são realmente palavra de Deus, caída fresquinha do Céu, de sua própria boca para o seu povo, deveriam ser escritas:
“Veio, pois, Moisés, e contou ao povo todas as palavras do Senhor, e todos os estatutos; então o povo respondeu a uma voz, e disse: Todas as palavras, que o Senhor tem falado, faremos. MOISÉS ESCREVEU TODAS AS PALAVRAS DO SENHOR”(Ex 24:3,4)
Afinal, aqueles eventos de revelações parciais de Deus não foram registrados nas Escrituras? Por exemplo, as alegadas ‘visões’ do movimento continuísta são palavras de Deus? Porque se são, e se são de natureza igual às visões do NT, deveriam ser registradas nas Escrituras:
“...E O QUE VÊS, ESCREVE-O NUM LIVRO”(Ap 1:11)
Alguma das ‘visões’ do movimento continuísta foram registradas nas Escrituras?
Esse tipo de crença do movimento continuísta é eivado de ecumenismo e hipocrisia. Por exemplo, se na época do NT, quem não cresse nas revelações divinas concedidas através dos apóstolos e da influência de seu ministério, não poderia ser salvo(Mt 10:40; Lc 10:46). Hoje, se eu não creio que as ‘revelações’ modernas do continuísmo (‘línguas’, ‘´profecias’, ‘sonhos’, ‘visões’), eu posso ser salvo? Como pode um adulto racional, incrédulo, rejeitando propositalmente a Palavra de Deus, ser salvo?(Jo 3:18;36;). O próprio Jesus diz sobre quem ouve a sua palavra e não crê nelas:
“E se alguém ouvir as minhas palavras, E NÃO CRER, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. QUEM ME REJEITAR, E NÃO RECEBER AS MINHAS PALAVRAS, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, ESSA O HÁ DE JULGAR NO ÚLTIMO DIA”(Jo 12:47,48).
De formas que, não crer na própria palavra de nosso Senhor equivale a não recebe-las e rejeitá-lo. Alguém que não recebe as palavras de nosso Senhor e que o rejeitar, pode ser salvo?
Ademais, concernente a Jo 12:47-48, qual é o julgamento destinado no último dia àqueles que são incrédulos diante das palavras de nosso Senhor? Ele mesmo responde:
“Mas, quanto aos tímidos, E AOS INCRÉDULOS , e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, A SUA PARTE SERÁ NO LAGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE; O QUE É A SEGUNDA MORTE”(Ap 21:8)
Veja só... Enquanto que para nosso Senhor, quem rejeitasse a mensagem vinda ou ligada aos apóstolos de forma direta ou indireta, era considerado condenado, os continuístas tratam os cessacionistas como irmãos em Cristo e salvos! O que é isso, senão ecumenismo. Aliás... se os incrédulos cessacionistas podem ser salvos, por que não os demais incrédulos? Então estaríamos abrindo um precedente para o universalismo!!!
Portanto, defendemos, sem nenhuma hesitação que a expressão “mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado”(1 Co 13:10), se refere a aniquilação e consequente substituição da revelação parcial de Deus(‘dons revelacionais’: línguas, profecias, sonhos, visões, ciência) pela totalidade das Escrituras(2 Tm 3:16-17), , de formas que as Escrituras, sozinhas, tornam o cristão, em matéria de fé e prática “PERFEITO” e “PERFEITAMENTE INSTRUÍDO PARA TODA A BOA OBRA”(2 Tm 3:17). Interessante, que por “perfeito” se entende “QUE ATINGIU TODAS AS QUALIFICAÇÕES CONCEBÍVEIS, QUE ATINGIU O MAIS ALTO GRAU NUMA ESCALA DE VALORES, incomparável, único, sem par. QUE CORRESPONDE PRECISAMENTE A UM CONCEITO OU PADRÃO IDEAL. Ótimo, excelente, IRREPREENSÍVEL, SEM DEFEITO, impecável, COMPLETADO, TOTAL””(Dicionário Aurélio Escolar da Língua Portuguesa, 1ª Edição, 1988, p.497)
(III)Hermenêutica Furada do Continuísmo
Os continuístas, como que querendo zombar de nossa capacidade de compreensão, tem afirmado que a expressão “Toda a Escritura”(2 Tm 3:16) se referem somente ao AT, como se Paulo não considerasse Escrituras seus escritos e o de seus companheiros apóstolos, mas Paulo, antes mesmo de escrever suas cartas a Timóteo, considerava seus escritos como ‘Escritura’. Ele se refere a sua ‘Primeira Epístola aos Coríntios’ como “MANDAMENTOS DO SENHOR”(1 Co 14:37), sendo esta expressão correspondente a Escrituras(Sl 119:976 comp. com Sl 119:98-104). Ele considerava tanto seus escritos como Escrituras, ao ponto de coloca-los em pé de igualdade com as Escrituras do AT, ordenando que fossem lidos nas demais igrejas(Cl 4:16 comp. com Is 34:16). Pedro também considera os escritos de Paulo como ‘Escrituras’, ao ponto de também coloca-los em pé de igualdade com as Escrituras do AT(2 Pd 3:16 com 2 Pd 3:2).
Interessante, que para vergonha dos continuístas, Paulo cita a Escritura do Evangelho de Mateus, chamando-a literalmente de “ESCRITURA”(1 Tm 5:18 comp.com Mt 510:10)
(IV)Voltando a 1 Corintios 13:10(‘Mas, quando vier o que é perfeito...’)...
A palavra grega que aqui foi traduzida por “perfeito” é a palavra τέλειον(teleion), que de acordo com o Léxico do Novo Testamento de Edward Robinson, tem o significado de “COMPLETAR, aperfeiçoar, de formas a ESTAR COMPLETO, EM NADA FALTANDO”. Essa mesma palavra grega é aplicada a Escritura em Tg 1:25. Isso indica que as Escrituras contém toda a revelação necessária para a fé e prática do cristão, e, justamente por isso, é que Paulo diz que ela, sozinha, são só é suficiente para redarguir(responder), corrigir e instruir, de um modo tão completo, que torna o homem “perfeito” e “perfeitamente instruído para toda a boa obra”. Agora, pense... Se a Bíblia torna o homem perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra, precisamos de que mais? O que se precisa para se tornar o homem mais perfeito e perfeitamente instruído? 
(d)A posição dos eruditos cristãos sobre 1 Co 13:8-13
“O ‘que é perfeito’ DEVE SE REFERIR A COMPLETA REVELAÇÃO DA VONTADE DE DEUS. Quando o Novo Testamento foi completado, os meios de revela-lo (profecia,, conhecimento) e confirma-lo (línguas), NÃO SE TORNARAM MAIS NECESSÁRIOS”(Mark Dunagam, Ministro da 5ª Igreja de Crsito em Beaverton, Comentário de 1 Co 13:8)
“Línguas não são mais permanentes, eles estavam inicialmente presentes no dia de Pentecostes, MAS NÃO PERMANECERAM NA IGREJA PRIMITIVA”(J. A. Bengel, [1687-1752], Ministro Luterano, Comentário de 1 Co 13:8)
“Um cumprimento principal teve lugar quando a Igreja atingiu sua maioridade; ENTÃO AS LÍNGUAS CESSARAM, E ‘PROFECIAS’ E ‘CONHECIMENTO’, COMO DONS SOBRENATURAIS FORAM SUBSTITUÍDOS, DE FORMAS QUE NÃO FORAM MAIS NECESSÁRIOS , QUANDO AS ESCRITURAS FORAM JUNTAMENTE COLETADAS”(Robert Jamiesson [1902-1880], David Brown[1803-1897], A. R. Fausset [1821-1910], Ministros Anglicanos, Comentário de 1 Co 13:8).
“Todos esses dons sobrenaturais foram concedidos apenas no início da Igreja, E GRADUALMENTE CESSARAM”(Philip Schaff [1819-1893], Ministro Presbiteriano, Comentário de 1 Co 13:13).
“O DOM DE LÍNGUAS NÃO É MAIS NECESSÁRIO, PORQUE TEMOS COMPLETADA TODA A NOSSA BÍBLIA”(Charles Box, Ministro da Igreja de Cristo de Walnut Street, Alabama, Comentário de 1 Co 13:8).
“ESSAS COISAS FORAM TEMPORÁRIAS, DURANDO ATÉ TODA FÉ TER SIDO DADA AO HOMEM”(Gary Hampton, Ministro da Jefferson Avenue Church, Comentário de 1 Co 13:8).
(V)Uma palavra sobre o dom de línguas
O dom de línguas é considerado um dom de milagres (tendo em vista que foi mencionado entre dons de milagres [Mc 16:17-18) com efeito revelacional, haja visto que em At 2:4,11-12, as maravilhas de Deus eram a revelação concedida mediante o Espírito Santo, por intermédio dessas línguas. Aqueles judeus estrangeiros se maravilharam ouvindo a mensagem vinda das outras línguas, divinamente concedidas pelo Espírito Santo(At 2:7-12). Imagine... Um homem pecador fica maravilhado ouvindo palavras de homem ou palavra de Deus?(At 13:7-12). Como dissemos, por ser um dom que é mencionado entre dons de milagres, é considerado como dons de milagres. Um dos milagres citados é o dom de cura(Mc 16:17-18), e o dom de curas é ainda mencionado como cessando ainda antes da morte de Paulo. Em Filipenses 2:25-27 Paulo menciona seu amigo Epafrodito que esteve doente, à beira da morte, mas não morreu porque o Senhor teve misericórdia dele. Por que ele simplesmente não curou a Epafrodito? Ou por que nenhum operador de curas fora enviado por ele ou por outrem. Da mesma forma Paulo menciona ter deixado Trófimo doente em Mileto(2 Tm 4:20), e posteriormente, recomenda que Timóteo tome vinho como um ‘remédio’, para ajudar na sua enfermidade do estômago(1 Tm 5:23). Por que não curá-los? Por que deixa-los doentes? Creio que a resposta é simples – o dom de cura havia cessado. E se este dom havia cessado, o que diremos do dom de línguas?
O dom de curar, embora temporário, era um dom milagroso de sinal para ser usado com propósitos específicos. Não deveria ser usado como um modo de manter a comunidade cristã em perfeitas condições físicas. Era apenas um dos credenciais do apostolado, que ajudaram os apóstolos a levar adiante a mensagem do Evangelho. Ao que tudo indica, o último milagre do NT ocorreu em 58 d.C com a cura do pai de Púbilo(At 28:7-10). Dos anos 58-96 d.C, quando João escreveu Apocalípse, não há nenhuma documentação de milagres. Por isso que os dons de milagres como línguas e curas só são mencionados nas epístolas mais antigas, como em 1 Coríntios. Quando se adentra em Efésios e Romanos, não há menção alguma de dons de milagres como línguas e curas,

O dom de línguas, embora fosse um dom de milagres com caráter revelacional, era apenas um sinal para os infiéis, os descrentes, i.e, um sinal de juízo sobre Israel por causa de sua incredulidade(1 Co 14:21,22).

A expressão “havendo línguas, cessarão”(1 Co 13:8) também nos chama a atenção. A palavra grega que aqui é traduzida por “cessarão” é a palavra παύσονται(pausontai), que segundo o Léxico Grego Inglês do Novo Testamento de J. H. Thayer, e significa “deixar de fora”, indicando algo que cessaria, para jamais ter reinício, jamais ser repetido. Por isso, que nunca vemos em Atos as mesmas pessoas que falaram em língua uma vez, voltarem a falar novamente. Nunca esse evento se repetira entre eles, diferentemente hoje em dia, quando os mesmos pentecostais falam em línguas repetidas vezes, em várias e várias ocasiões. Note que a única epístola em que o dom de línguas é mencionado é a de 1 Coríntios. Depois Paulo escreveu mais treze epístolas, sem fazer menção desse assunto. Os demais apóstolos Tiago, Pedro, Judas e João também não o mencionam. As línguas já haviam desaparecido. Após a morte dos apóstolos, apenas entre grupos heréticos é que se menciona o fenômeno de ‘linguas’
Da mesma forma, no tocante a “profecia”, a palavra que aparece aqui como “aniquiladas”, é a palavra grega καταργηθήσονται(katargēthēsontai), que também está no aoristo, e segundo o Léxico Grego Inglês do Novo Testamento de J. H. Thayer, tem o significado de “FAZER COM QUE UMA pessoa OU COISA NÃO TENHA MAIS EFICÁCIA... TORNAR NULO... FAZER CESSAR, POR FIM A, ACABAR COM, ANULAR”.
E no tocante a “ciência”, a palavra que aparece aqui é “desaparecerá”, é a palavra grega καταργηθήσεται(katargēthēsetai), que segundo o o Léxico Grego Inglês do Novo Testamento de J. H. Thayer, tem o mesmo significado de “FAZER COM QUE UMA pessoa OU COISA NÃO TENHA MAIS EFICÁCIA... TORNAR NULO... FAZER CESSAR, POR FIM A, ACABAR COM, ANULAR”.
Evidentemente, olhando para 1 Co 13:9-10, entendemos, que, com a chegada daquilo “que é perfeito”, isto é, o cânon completo do NT, toda essa revelação parcial de Deus(‘línguas’, ‘profecias’, ‘ciências’, ‘sonhos’, ‘visões’) perderam toda a sua eficácia, sendo anulados, e portanto, cessando.
(VI)A História documenta a cessão de línguas e de outros dons revelacionais
O que é fato é que durante os quatro primeiros séculos do Cristianismo, o fenômeno de “línguas só é encontrado entre grupos heréticos, tais como os cevennes, montanistas, jansenistas, shakers, irvinguitas e mórmons. O fenômeno é negado pelo Cristianismo pós-apostólico:
(1)Pais da Igreja:
a. João Crisóstomo (344–407):
“A passagem inteira (falando sobre 1 Coríntios 12) é muito obscura, mas a obscuridade é produzida por nossa ignorância dos fatos referidos e por sua cessação, fatos que ocorriam, mas agora não tem mais lugar”(Homilias em I Coríntios, 36.7)
b. Agostinho (354-430):
”Nos tempos antigos o Espírito Santo veio sobre os crentes e eles falaram em línguas, que não haviam aprendido, conforme o Espírito concediam que falassem. Estes foram sinais adaptados ao tempo. Pois aquilo foi o sinal do Espírito Santo em todas as línguas [idiomas] para mostrar que o Evangelho de Deus era para ser espalhado a todas as línguas sobre a terra. Isto foi feito por um sinal, e o sinal findou”(Homilias sobre a Primeira Epístola de João, 6.10).
c. Teodoreto de Ciro (393-466):
“Em tempos antigos, aqueles que aceitaram a divina pregação e que foram batizados para a sua salvação, receberam sinais visíveis da graça do Espírito Santo trabalhando neles. Alguns falaram em línguas que eles não sabiam e que ninguém lhes havia ensinado, enquanto outros realizaram milagres ou profetizaram. O coríntios também fizeram essas coisas, mas não usaram os dons como deveriam ter usado. Eles estavam mais interessados em se mostrar do que em usar os dons para a edificação da igreja . . . Mesmo no nosso tempo a graça é dada para aqueles que são julgados dignos do santo batismo, mas não pode assumir a mesma forma que possuía naqueles dias”(Comentário sobra a primeira epístola aos Coríntios)
(2)Os Reformadores:
a. Martinho Lutero (1483-1546)
“Na Igreja primitiva, o Espírito Santo foi enviado de forma visível. Ele desceu sobre Cristo na forma de uma pomba (Mt. 3:16), e à semelhança de fogo sobre os apóstolos e outros crentes. (Atos 2:3) Esse derramamento visível do Espírito Santo foi necessário para o estabelecimento da Igreja primitiva, como também foram necessários os milagres que acompanharam o dom do Espírito Santo. Paulo explicou o propósito destes dons miraculosos do Espírito em I Coríntios 14:22, ‘as línguas são um sinal, não para os que creem, mas para os que não crêem’. Uma vez que a Igreja tinha sido estabelecida e devidamente anunciada por estes milagres, A APARÊNCIA EXTERNA DO ESPÍRITO SANTO CESSOU”(Comentário de Gálatas 4:6.)
b. João Calvino (1509-1564):
“Embora Cristo não declare expressamente se Ele pretende que esse dom [de milagres] seja temporário ou a permaneça perpetuamente na Igreja, é mais provável que os milagres tenham sido prometidos APENAS PORUM TEMPO, para dar brilho ao evangelho enquanto ele era novo ou em estado de obscuridade”(Comentário sobre os Evangelhos Sinóticos, III:389.)
“O dom de cura, como o resto dos milagres, os quais o Senhor quis que fossem trazidos à luz por um tempo, DESAPARECEU, a fim de tornar a pregação do Evangelho maravilhosa para sempre”(Institutas da Religião Cristã, IV: 19, 18.)
(3)Confissões de Fé:
a. A Confissão de Fé de Westminster(1643-1649):
“Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens ficam inescusáveis, contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e da sua vontade necessário para a salvação; por isso foi o Senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto torna indispensável a Escritura Sagrada, TENDO CESSADO AQUELES ANTIGOS MODOS DE REVELAR DEUS A SUA VONTADE AO SEU POVO”(I:1)
b. A Confissão de Fé Batista de 1689:

“A Sagrada Escritura é a única regra suficiente, certa e infalível de conhecimento para a salvação, de fé e de obediência. A luz da natureza, e as obras da criação e da providência, manifestam a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, de tal modo que os homens ficam inescusáveis; contudo não são suficientes para dar conhecimento de Deus e de sua vontade que é necessário para a salvação.

Por isso, em diversos tempos e por diferentes modos, o Senhor foi servido revelar-se a si mesmo e declarar sua vontade à sua igreja. E para a melhor preservação e propagação da verdade, e o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja, contra a corrupção da carne e a malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazer escrever por completo todo esse conhecimento de Deus e revelação de sua vontade necessários à salvação; o que torna a Escritura indispensável, TENDO CESSADO AQUELES ANTIGOS MODOS EM QUE DEUS REVELAVA SUA VONTADE A SEU POVO”(I:1))
(c)A Declaração de Fé e Ordem de Savoy(1658)(Congregacional), declara:
“Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens ficam inescusáveis, contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e da sua vontade necessário para a salvação; por isso foi o Senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto torna indispensável a Escritura Sagrada, TENDO CESSADO AQUELES ANTIGOS MODOS DE REVELAR DEUS A SUA VONTADE AO SEU POVO”(I:1)
(d)A Confissão de Fé Congregacional [Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil](2015), declara:
"Cremos que e confessamos que ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providencia manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, de tal modo que os homens ficam indesculpáveis, contudo, elas não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e de Sua vontade que é necessário à salvação; portanto, aprouve ao Senhor, em vários momentos e de diversas maneiras, revelar-se, e declarar Sua vontade à Sua igreja. E depois, para melhor preservar e propagar a verdade, e para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e a malícia de Satanás e do mundo, aprouve-lhe entregá-la para que fosse plenamente escrita. Isto torna indispensável a Escritura Sagrada, TENDO CESSADO AQUELES ANTIGOS MODOS DE REVELAR DEUS A SUA VONTADE AO SEU POVO”(I:1)
(4)Os Puritanos:
a. John Owen (1616-1683), Ministro Congregacional:

“Dons que em sua própria natureza excederam completamente o poder de todas as nossas habilidades, essa dispensação do Espírito há muito cessou e onde ela agora é simulada por alguém, pode ser justamente presumida como um delírio entusiasmado”(John Owen, Obras, IV:518.)
b. Thomas Watson (1620-1686)(Ministro Anglicano):
“Claro, há tanta necessidade de ordenação hoje como no tempo de Cristo e no tempo dos apóstolos, quando então havia dons extraordinários na igreja, os quais agora cessaram”(As Bem-Aventuranças, 140.)
c. Mattew Henry (1662-1714)(Ministro Presbiteriano):
“O que eram esses dons nos é largamente dito no corpo do capítulo [1 Coríntios 12], ou seja, ofícios e poderes extraordinários, CONCEDIDOS A MINISTROS E CRISTÃOS NOS PRIMEIROS SÉCULOS, para a convicção dos descrentes, e propagação do evangelho”(Comentário Completo, em referência a 1 Coríntios 12).
“O dom de línguas foi um novo produto do espírito de profecia e dado por uma razão particular, retirar o judeu e demonstrar que todas as nações podem ser conduzidas à igreja. Estes e outros sinais da profecia, começaram como sinais, E HÁ MUITO CESSARAM E FORAM DEIXADOS PRA TRÁS, e nós não temos nenhum incentivo para esperar um avivamento deles; mas, pelo contrário, somos direcionados para o chamado das Escrituras a mais certa palavra de profecia, mais certa que vozes dos céus, e ela nos orienta a tomar cuidado, a busca-la e se firmar nela., 2 Pedro 1:29”(Prefácio ao Vol IV de sua Exposição do At e NT, vii.)
d. John Gill (1697-1771)(Ministro Batista):
“Agora esses dons foram concedidos comumente, pelo Espírito, aos apóstolos, profetas e pastores, ou anciãos da igreja, naqueles primeiros tempos: a cópia de Alexandria, ea versão Latina da Vulgata, dizem, "por um só Espírito"(Comentário de 1 Coríntios 12:9.)
Não; quando estes dons estavam presentes, nem todos os possuíam. Quando a unção com óleo, a fim de curar o doente, estava em uso, ela só foi executada pelos anciãos da igreja, e não pelos seus membros comuns, que deveriam buscar o doente nesta ocasião”(Comentário de 1 Coríntios 12:30.)
e. Jonathan Edwards (1703-1758)(Ministro Congregacional:
“Nos dias de sua [Jesus] encarnação, os seus discípulos tinham uma medida dos dons miraculosos do Espírito, sendo habilitados desta forma para ensinar e fazer milagres. Mas, depois da ressurreição e ascensão, ocorreu o mais completo e notável derramamento do Espírito em seus dons milagrosos que já existiu, começando com o dia de Pentecostes, depois da ressureição Cristo e Sua ascenção ao céu. E, em conseqüência disto, não somente aqui e ali uma pessoa extraordinária era dotada de dons extraordinários, mas eles eram comuns na igreja, e assim continuou durante a vida dos apóstolos, ou até a morte do último deles, mesmo o apóstolo João, que viveu por cerca de cem anos desde nascimento de Cristo, de modo que os primeiros cem anos da era cristã, ou o primeiro século, foi a era dos milagres.
Mas, logo após a finalização do cânon da Escritura quando o apóstolo João escreveu o livro do Apocalipse, não muito antes de sua morte, OS DONS MIRACULOSOS TIVERAM SEU FIM NA IGREJA. Pois, agora, a revelação escrita da mente e da vontade de Deus estava completa e estabelecida. Revelação na qual Deus havia perfeitamente gravado uma regra permanente e totalmente suficiente para Sua igreja em todas as eras. Com a igreja e a nação judaica derrotadas, e a igreja cristã e a última dispensação da igreja de Deus estabelecidas, OS DONS MIRACULOSO JÁ NÃO ERAM MAIS NECESSÁRIOS E, PORTANTO, ELES CESSARAM; pois embora eles tenham continuado na igreja por tantas eras, ELES SE EXTINGUIRAM, e Deus fez com que fossem extintos porque já não havia ocasião favorável a eles. E assim foi cumprido o que está dito no texto: ‘Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão;. Havendo ciência, desaparecerá’. E agora parece ser o fim para todos os frutos do Espírito tais como estes, E TEMOS MAIS RAZÕES DE ESPERAR QUE ELES VOLTEM”(O Espírito Santo deve ser comunicado ao Santos para sempre, In na graça da caridade, ou amor divino", em 1 Coríntios 13:8).
(VII)Uma interpretação de Marcos 16:17-20
No início deste trabalho, salientei que o grande erro dos carismáticos é ignorar textos como 1 Co 13:8-13 e Mc 16:17-29, onde o contexto deixa bem claro que todos aqueles dons miraculosos ou revelacionais do Espirito Santo, foram prometidos para serem concedidos, não a toda Igreja em todos os séculos, mas apenas a igreja apostólica, no século I. Uma vez já dissecado 1 Co 13:8-13, deveríamos ir para Mc 16:17-20.
Se observarmos o texto, entenderemos realmente que estes sinais seriam dados, como credencial do ministério dos apóstolos, para confirmar a sua pregação(vv,17,28 comp. com o v.20).
O contexto não mostra que esses dons permaneceriam após a morte dos apóstolos. Por exemplo nesse caso do verbo grego λαλήσουσιν (lalēsousin), traduzido aqui por “falarão”, que está em seu aoristo, no tempo futuro, e não expressa uma ação contínua mas uma ação pontual, pois ele prediz um acontecimento que se esperaria no futuro(após a ascensão de nosso Senhor), e gramaticalmente não indica algo contínuo, e nesse sentido representa que essa ação miraculosa do Espírito Santo não poderia mais ser repetida por aqueles que foram instrumentos dela uma vez, muito menos permaneceria após a morte dos apóstolos. Logo, o dom de línguas se restringiu apenas àquela época.
Aliás, comentaristas das Escrituras tem entendido assim esta passagem:
“OS MILAGRES FORAM PROMETIDOS APENAS POR UM TEMPO, a fim de dar brilho ao evangelho, enquanto era novo e em um estado de obscuridade”(João Calvino [1509-1564], Comentário de Mc 16:17)
“APESAR DOS PODERES MILAGROSOS NÃO SEREM MAIS NECESSÁRIOS, porque a verdade do Evangelho foi suficientemente confirmada, no entanto, esta cooperação de Deus é indispensavelmente necessária, sem a qual ninguém pode ser um pregador de sucesso; e sem que nenhuma alma pode ser salva"(Adam Clark [1760-1832], Ministro Metodista, Comentários de Mc 16:20)
"Neste aparece a razão para os 'sinais' Jesus prometeu 'seguir' os apóstolos em sua missão no mundo; eles foram dados com a finalidade de confirmar a Palavra de Deus. Apenas o que, talvez, ele perguntou, poderia ser o objetivo de qualquer um desses sinais em nossa geração? Será que a Palavra de Deus precisa de confirmação? E COMO É QUE AS SEITAS RELIGIOSAS QUE AFIRMAM OPERAR ESSES SINAIS SEJAM TÃO CONTRADITÓRIAS COMO UM BARRIL DE ESCORPIÕES? Alguém pode realmente crer que Deus está 'trabalhando com eles', confirmando cada tipo de erro religioso já conhecido? Creio que pode!"!(James Burton Coffman [1905-2006], Comentários de Mc 16:20)
"ELES FORAM LIMITADOS À DISPENSAÇÃO ABRANGIDA PELOS ATOS DOS APÓSTOLOS"(E. W. Bullinger[1837-1913], Ministro Anglicano, Comentários de Mc 16:17)
"A ÉPOCA DOS MILAGRES, SEM DÚVIDA. HÁ MUITO QUE PASSOU. O SEU PROPÓSITO NÃO ERA CONTINUAR, APÓS O ESTABELECIMENTO INICIAL DA IGREJA. Somente quando as plantas são recém plantadas é que precisam ser regadas e cuidadas diariamente. A totalidade da analogia do relacionamento de Deus com a sua Igreja PROIBE-NOS ESPERAR QUE MILAGRES PROSSIGAM PARA SEMPRE. De fato, os milagres deixaram de ser milagres, se ocorressem regularmente, sem cessação ou intermissão. Fazemos bem em lembramos isso. Tal recordação pode poupar-nos de muitas perplexidades"(J. C. Ryle[1816-1900], Ministro Anglicano, Comentário de Mc 16:15-18)
"Quando o cristianismo foi firmemente plantado, O DOM DE MILAGRES FOI RETIRADO"(Um Comentário da Bíblia Sagrada: John Dummelow, Ministro Anglicano [E mais 40 Estudiosos Americanos da Biblia], Comentário de Mc 16:17)
(VIII)Os Continuístas atestam para a cessação dos dons revelacionais!
Stanley Horton, voz influente no continuísmo, negando a contemporaneidade dos dons, declara:

“Durante quarenta anos, grande parte dos cristãos da América, Inglaterra e Europa, influenciados pelo Iluminismo, acreditava que visões, glosssolálias, profecias, curas exorcismos e outras obras do Espírito Santo registrados no Livro de Atos tinham a função de impulsionar a Igrejas em crescimento e haviam cessado no final do primeiro século.

Apesar de tudo, um grupo cada vez maior ansiava e orava PELA RESTAURAÇÃO DO PODER APOSTÓLICO QUE FORA ANULADO POR SATANÁS”(O Avivamento Pentecostal, p.44).
(IX)Aceitar qualquer outra revelação além da registrada na Bíblia, é um erro grave!!!
Não resta qualquer dúvida de que a Bíblia contém toda a revelação de Deus, necessária para fé e prática do cristão(Is 34:16; Lc 16:29-31; At 20:27; Rm 15:4; 2 Tm 3:16-17) e qualquer tentativa de recorrer a qualquer outra fonte de revelação, além da Bíblia, é não só não recomendável, como proibido sob ameaça de anátema:
“...para que EM NÓS APRENDAIS A NÃO IR ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO”(1 Co 4:6)
“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho ALÉM DO QUE JÁ VOS TENHO ANUNCIADO, SEJA ANÁTEMA. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho ALÉM DO QUE JÁ RECEBESTES , SEJA ANÁTEMA”(Gl 1:8,9)
Sei que tenho queridos amigos que endossam o continuísmo. Mas não posso me furtar de discordar deles. Deus nos ajude a entendermos sua Palavra!!!
  
Por Jailson Serafim

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