Causas do Pentecostalismo





"O movimento contemporâneo de glossolalia entre as igrejas
históricas denominacionais tem seu alicerce e sua herança nas
denominações pentecostais. Essas denominações são primariamente um
desenvolvimento do século vinte. Esse é um período do nascimento,
crescimento e expansão pentecostais."


Causas do Pentecostalismo

Que é que causou o surgimento da glossolalia e o estabelecimento
subseqüente de igrejas pentecostais? Várias respostas têm sido dadas.
Primeiro, houve um colapso da forte ortodoxia depois da Guerra Civil
nos Estados Unidos. Como resultado, a evolução e a filosofia de Horácio
Bushnell, expressa na sua Christian Nurture,(51) invadiram e
conquistaram as igrejas estabelecidas. Segundo, a revolução industrial
produziu a corrupção moral e problemas entre os trabalhadores e os
diretores das fábricas. Terceiro, a reação a esse colapso espiritual, moral
e econômico foi o surgimento do Movimento Pentecostal ou de
Santidade. O metodismo e avivamentos em acampamentos enfatizavam a
santidade cristã e a perfeição (a segunda bênção). Essa doutrina achou
uma pronta aceitação nas áreas rurais e da fronteira nos Estados Unidos.
Quarto, os principais líderes pentecostalistas (Spurling, Tomlinson,
Parham) começaram a promover ativamente sua posição distintiva.
Quinto, uma atitude simpática e tolerante para com o movimento
pentecostal desenvolveu-se entre os líderes da ortodoxia americana. A
clássica declaração de A. B. Simpson, um líder da Aliança Missionária
Cristã, servirá como um exemplo:
Cremos ser o ensino das Escrituras que o dom de línguas é um dos
dons do Espírito, e que pode estar presente na assembléia cristã normal
como uma dádiva soberana do Espírito Santo sobre aqueles que Ele quiser.
Não cremos que haja qualquer evidência nas Escrituras para o ensino de
que a glossolalia seja o sinal de haver recebido alguém a plenitude do
Espírito Santo, nem tampouco cremos que seja o plano de Deus que todos
os cristãos possuam o dom de línguas. Esse dom é um só dentre muitos
dons e é dado a alguns para o benefício de todos. A atitude para com o dom
de línguas por parte do pastor e do povo deve ser "Não o busqueis; não o
proibais." Isto sustentamos ser a parte de sabedoria na presente hora. 
O próprio Simpson e seu movimento não se caracterizaram pela
glossolalia; todavia, certos indivíduos dentro da denominação tentaram
recobrar os dons espirituais. Os pentecostalistas se aproveitaram dessa
atitude tolerante e enfatizaram o "não o proibais", negligenciando a
ordem de "não o busqueis". Aceitaram a tese de que o dom de línguas é
soberanamente dado, porém rejeitaram o ponto de vista de que não é o
sinal do batismo ou da plenitude do Espírito Santo.

Fundadores do Pentecostalismo

Os movimentos são humanos. 

Os começos do pentecostalismo moderno são marcados por homens-chaves, que deram direção e ímpeto
a sua posição distintiva. Havia muitos; aqui podemos mencionar apenas
uns poucos.
Ricardo G. Spurling, um ministro licenciado e pastor da Igreja
Batista perto da comunidade de Cokercreek, na comarca de Monroe, no
Estado de Tennessee, U.S.A., ficou insatisfeito com as igrejas
estabelecidas, e formou seu próprio grupo em 1886. Mais tarde, na
Comarca de Cherokee, no Estado de Carolina do Norte, ele dirigiu umas
conferências avivalistas, que se distinguiram por uma extensiva
glossolalia (1896). Seus ensinos e seus cultos avivalistas contribuíram
para o estabelecimento da Igreja de Deus, dirigida pela família
Tomlinson. 

Charles F. Parham (1873-1929) tem sido chamado "o pai do
movimento moderno pentecostal". 

 Ele estabeleceu o Lar de Curas
Betel (1898) e o Colégio Bíblico Betel (1900), em Topeka, Estado de
Kansas. O corpo discente recebeu o pedido de pesquisar a questão:
 "Qual é a evidência bíblica do batismo do Espírito Santo?" Houve acordo
unânime de que a glossolalia constituía essa evidência. Daquele tempo
(outono de 1900) em diante houve um esforço convencionado de receber
o batismo do Espírito Santo com sua evidência de glossolalia. Uma de
suas alunas, Agnes Ozman, falou em línguas estranhas no 1° dia de
janeiro de 1901. O significado desse evento foi apontado por Kendrick:
"Embora Agnes Ozman não tenha sido a primeira pessoa nos tempos
modernos a falar 'línguas', foi ela a primeira pessoa que teve tal
experiência como um resultado de ter buscado especificamente o
batismo no Espírito Santo com a expectação de falar 'línguas'." (55) Daí
em diante, os pentecostalistas iriam ensinar que o batismo do Espírito
Santo era uma experiência a ser procurada e a ser verificada em
glossolalia. Por essa razão, a experiência de Agnes Ozman tem sido
chamada o princípio do avivamento pentecostal.
Em 1905, Parham estabeleceu a Escola Bíblica de Houston, em
Houston, Texas, U.S.A. Um dos seus alunos convencidos foi W. J.
Seymour, pregador negro da seita Santidade (Holiness). Seymour foi
convidado a pregar numa igreja dos nazarenos em Los Angeles,
Califórnia. Mais tarde essa igreja fechou-lhe as portas por ele dar
excessiva ênfase à santidade nos seus sermões. Então ele manteve
reuniões numa casa particular, de n.° 214, na rua Bonnie Brae do Norte.
No dia 6 de abril de 1906, sete pessoas "receberam o batismo do Espírito
rito Santo Santo e falaram línguas". Muita gente, então, atraída pelos gritos de
louvor procedentes do edifício, ia às reuniões. Estas foram transferidas
para o n.° 312 da rua Azusa, mais tarde conhecida corro a famosa Missão
da rua Azusa. De dia e de noite, essas reuniões se estenderam por três
anos. Desse lugar, o ensino dos pentecostais se espalhou rapidamente
através da terra.

Que caracterizou esses cultos? 

Foram dirigidos por pregadores de ambos os sexos. 
O Espírito de Deus foi visto cair sobre pessoas. 
Gaebelein copiou esta citação do boletim da Missão da rua Azusa: 
"O poder de Deus manifestou-se e todos foram apanhados no Espírito e
viram visões de Deus. Várias pessoas tiveram uma visão do Salvador.
Ele tinha na mão um livro. Elas viram os sinais dos cravos nas suas
mãos, de onde o sangue escorria, enquanto Ele escrevia seus nomes no
livro com seus dedos e com o sangue que escorria de sua mão
traspassada." Perguntar-se-ia se isso foi alucinação, em vez de visão.
Pode-se ver a Deus e a Cristo hoje em dia? Presentemente Cristo está
sangrando no céu?

Crescimento do Pentecostismo

Certas passagens no Velho Testamento se referem à chuva que cai
na Palestina em duas estações: a chuva temporã e a serôdia (Os. 6:3; Joel
2:23). Os pentecostais crêem que essas passagens têm um caráter
profético. A chuva temporã representava o Pentecostes com seus sinais e
bênçãos (At. 2). A chuva serôdia começou no fim do século passado e
continua a cair dentro do avivamento e crescimento pentecostais. Tal
convicção (ainda que edificada sobre uma interpretação errada e
aplicação errônea das Escrituras), sem dúvida, tem dado ímpeto a seu
crescimento .
No começo, as assembléias pentecostais permaneceram isoladas
umas das outras, mas logo viram a necessidade de se associarem. Mais
de uma dúzia de denominações pentecostais se desenvolveram.
"Conquanto exista alguma divergência de doutrina, uma posição básica
une os pentecostais – sua crença comum de que 'o batismo no Espírito
Santo' seja uma experiência distinta que todos os crentes podem e devem
ter depois de seu batismo " (58)
O desenvolvimento das congregações pentecostais levou-as para a
convenção em Hot Springs, Estado de Arkansas, de 2 a 12 de abril de
1914. Isso, então, levou para a formação das Assembléias de Deus, o
maior dos grupos pentecostais. Seu crescimento tem sido marcado por
Kendrick: 

Ano Igrejas Membros

1920 1612 91.981
1939 3496 184.022
1949 5950 275.000
1959 8094 505.552

Hoje (1967) há mais de 8.409 igrejas com 543.003 membros. As
igrejas se localizam em cada estado e em setenta e três países. Apenas
este exemplo esclarece bem por que TIME chamou o pentecostismo "a
igreja que mais cresce no hemisfério". (60) É muito atraente aos católicos
romanos da América Latina. É provável que os pentecostais excedem os
protestantes tradicionais na proporção de quatro a um na América Latina.
Em 1948, dez denominações se uniram para formar a Pentecostal
Fellowship da América do Norte. Há também uma "Pentecostal Fellowship" mundial com uma publicação internacional, Pentecost,
editada por Donald Gee. Seu crescimento é bem sensível.

Ênfase Corrente

No passado, os distintivos do pentecostismo eram limitados a seus
próprios grupos. Todavia, nos anos recentes, a mensagem pentecostal tem
sido aceita por membros das históricas igrejas protestantes estabelecidas.

Quando começou tudo isso? 

A maioria dos observadores data o começo da
ênfase corrente como tendo ocorrido nos anos 1955-1960. O evento que
provou ser o elemento catalisador do movimento moderno de glossolalia
ocorreu em Van Nuys, Califórnia, no dia 3 de abril de 1960. O reitor da
Igreja Episcopal de São Marcos, Rev. Dennis Bennett, anunciou, do seu
púlpito, que ele havia falado "línguas estranhas". Essa declaração não
somente sacudiu a sua congregação, mas recebeu publicidade e se tornou
notória na nação inteira. O evento tem sido aclamado como o início da
renovação carismática nas igrejas históricas, com sua ênfase sobre os dons
do Espírito Santo e o dom de línguas em particular. A natureza desse
movimento será mais amplamente discutida no capítulo a seguir.

Resumo

O fenômeno de falar "línguas" não se acha somente na religião cristã.
Ocorrências entre os pagãos foram também registradas no Relatório de
Wenamon, nos Diálogos de Platão e na Eneida de Vergílio. A pitonisa de
Delfo e os aderentes das religiões de mistério teriam falado "línguas". No
século vinte, isto ocorreu entre os maometanos, os esquimós e os pagãos do
Tibete e da China. Visto que Deus não é a fonte dessa glossolalia, essas
instâncias demonstram que o fenômeno pode ser duplicado por esforço
satânico, ou humano.
No Velho Testamento, há casos de fala profética acompanhada por
ações físicas estranhas, porém não há indicação definida de que

ocorresse a glossolalia.

Robert Glenn Gromacki

Fonte:

 Livro :"MOVIMENTO MODERNO DE LÍNGUAS"
(ROBERT GLENN GROMACKI)


Comentários

  1. eu tenho este livro 1980 é o melhor que já presenciei
    parabéns pastor Gromccki

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